Melhor no corpo, mais forte na mente

A procura do equilíbrio entre corpo e mente: o yoga é popular em todos os grupos etários, especialmente entre as pessoas com mais de 60 anos, e isso tem uma boa explicação!
Muitas pessoas ainda pensam que o yoga requer músculos flexíveis, equilíbrio e resistência excecionais para conseguir assumir todas as posições com elasticidade. No entanto, como em qualquer desporto ou passatempo: tudo tem a ver com o que se ganha com isso para si mesmo. Muitas vezes, ouvir o seu próprio corpo, "mente" e os seus limites é o maior desafio e a lição mais importante! Um efeito secundário agradável: passo a passo, adquire automaticamente mais destreza em coisas que talvez não pensasse que conseguiria fazer antes.
Com toda a atenção
Quer pratique uma forma de yoga em que se deita em posições durante muito tempo para esticar os músculos (yin), mudanças fluidas de postura, como a conhecida saudação ao sol (flow), ou mesmo sentado na sua cadeira a fazer exercícios de yoga silenciosos (chair yoga); há uma forma adequada para todos. Ao concentrar-se na sua respiração e aprender a aceitar pensamentos ou sensações, em vez de se deixar distrair por eles, pode libertar mais espaço para sentir o que o seu corpo ou mente está a pedir. Torna-se mais consciente do seu próprio corpo e postura, permitindo-lhe cuidar melhor dos seus músculos. Às vezes, ouvirá que a concentração na respiração parece desconfortável para alguém. Tente não forçar este ritmo, e eventualmente notará que inspirar e expirar se encaixa logicamente com um movimento e, na verdade, surge naturalmente.
Melhor no corpo, mais forte na mente
Se perguntar às pessoas após uma sessão de yoga o que sentiram, muitas vezes ouvimos que elas sentem menos stress, estão mais calmas e têm uma sensação de satisfação e conexão. A investigação científica mostra que a prática do yoga tem um forte efeito positivo nos sintomas de ansiedade, concentração e funções de memória. Mas os benefícios não se ficam por aí. A investigação, especificamente dirigida a pessoas com mais de 60 anos, mostra que o yoga também contribui eficazmente para a melhoria de: (variação na) frequência cardíaca, tensão arterial, níveis de glicose no sangue, mobilidade e força muscular, qualidade do sono, queixas de incontinência, vitalidade e qualidade de vida global percebida. Estes são alguns bons argumentos! E se ainda está preocupado com os seus músculos, experimente uma sessão de yoga-FIT...